A palavra grega κοσμος (cosmos), que significa mundo, aparece 152 vezes no NT, sendo 102 usadas pelo apóstolo João, nos seus escritos. Por outro lado, o apóstolo serve-se de 10 significados diferentes do termo. Cosmos, como manga no português, quer dizer muitas coisas. Esse vocábulo pode ser o universo, a terra, uma multidão de gente, os eleitos de Deus, os não eleitos, o governo desse mundo, a humanidade e assim por diante.
Quando o apóstolo diz em 1 João 5:19: “sabemos que somos filhos de Deus e que o mundo inteiro está sob o controle do maligno – a que cosmos está se referindo aqui? Não creio que seja ao universo, nem à terra como planeta, pois, “a terra e tudo que nela há são do SENHOR; o mundo e todos os seus habitantes lhe pertencem”. Salmos 24:1.
Ainda que a terra e o universo sofram as consequências do pecado, esses cosmos não jazem sob o total controle do maligno. Então, qual é o cosmos, que o maligno governa? Pelas evidências, parece que são os reinos desse mundo como dizem as Escrituras.
Vejamos o texto bíblico da tentação de Jesus em Lucas 4:5-7: Então o diabo o levou [Jesus] a um lugar alto e, num momento, lhe mostrou todos os reinos do mundo. “Eu lhe darei a glória destes reinos e autoridade sobre eles, pois são meus e posso dá-los a quem eu quiser”, disse o diabo. “Eu lhe darei tudo se me adorar.”
Apesar do diabo ser o pai da mentira, Jesus, a verdade encarnada, não retrucou o dito, pois Adão, o executivo da terra na criação, deu a governança do planeta à serpente. Todos os reinos desse mundo foram dados aos interesses da cobra, que cobra caro aos habitantes da terra para morarem nesse planeta. Os governos desse mundo são tirânicos.
Desde os sumérios, egípcios, assírios, babilônios, persas, gregos, romanos e até aos nossos dias, vemos de modo geral, os governantes se apropriando das riquezas da terra e dos recursos das pessoas, para se locupletarem e tornarem grandes os seus nomes. Desde Ninrode, nas planícies da Mesopotâmia, uma torre de hierarquia de poder absoluto vem sendo planejada para uma governança mundial, e tudo indica que chegou a hora.
Os governantes mundiais, tanto no passado como hoje, têm sede alucinante de poder e não medem esforços para serem vistos como deuses. A chamada elite global hoje está dando as cartas com o covid e tentando controlar o mundo para ter seu xerife-déspota no trono mundial, comandando e controlando as nações. O projeto já está às portas.
Mui brevemente o avatar, o mehdi, o falso messias, o anticristo estará no trono governando o planeta e transtornando a ordem judaico-cristã no cosmocrator de Satã, isto é, o governo luciferino. Portanto, pense enquanto houver chance e decida: “se você não se render a Cristo, terá de render-se ao caos.” Assim, “permita que Cristo tome conta de sua vida; pois Ele pode fazer mais com ela do que você.”
Fonte: Pr. Glênio Fonseca Paranaguá. Publicação autorizada pela PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM LONDRINA