Esta é minha cachorra, Emma, que ainda está no Brasil com meus pais. Como muitas pessoas, nos consideramos a Emma nosso bebê, não apenas um simples animal.
Recentemente, descobrimos que a Emma tem câncer. No ano passado, sua mãe Lola faleceu da mesma doença. E confesso que não foi fácil. É doloroso ver seus entes queridos indo embora e você estar longe. É doloroso ver seus pais sofrendo.
Agora, para onde minha mente me leva quando sinto essa dor da perda? Eu penso em milhões de pessoas enfrentando desafios e dores como as minhas ou ainda piores. E qual é a relevância da minha história para o mundo dos negócios ou a experiência do cliente (customer experience)?
Não há dúvida de que os resultados financeiros são importantes para um negocio de sucesso, mas por trás dos números (R$) sempre teremos pessoas – colaboradores. Por trás desses colaboradores, temos famílias e histórias diferentes. Algumas dessas histórias estarão relacionadas a doenças, solidão, divórcio, perdas. (a lista é grande).
Esse é meu convite: Não vamos subestimar o poder que temos em nossas mãos para ajudar outras pessoas. Você sempre tem algo a oferecer.
Só há uma coisa pior do que ir para o trabalho no meio de uma dor pessoal: é quando você tem que trabalhar em um lugar onde as pessoas não te veem.
Você já parou para pensar na diferença da palavra ver e enxergar? Se temos o privilégio da visão, podemos enxergar muitas coisas, mas se temos o privilégio de desenvolver a humildade nos vemos muito mais.
Como já dizia o autor de O Pequeno Príncipe: “Só se vê com os olhos do coração”
Um bom líder não apenas se comunica, ele vê as pessoas por trás de suas ações.
Um verdadeiro teamplayer apoiará seu colega de trabalho sem se preocupar em “levar o crédito”, porque ele entende o conceito de um ajudar o outro sem ter nada em troca.
O melhor em customer experience somente acontece quando entendemos que, além de processos, regras e ferramentas, devemos ter uma vontade autêntica de dar o seu melhor ao próximo.
Você pode tornar a vida de alguém melhor apenas mostrando algum tipo de gratidão e com simples palavras e ações que demonstram: “Eu me importo com você.”
Eu te convido a ver as pessoas ao seu redor de uma forma diferente.
Veja-os além de um funcionário com baixo desempenho, ou um membro da equipe que está muito quieto, ou mesmo um cliente que é muito duro.
O que existe por trás deles? O que está acontecendo por trás de suas ações e palavras?
Reflita: Como você pode impactar a vida das pessoas e fazê-las se sentirem melhor?
Quais emoções você está criando na vida das pessoas. Você está aumentando sua dor ou ajudando-os a eliminar seu fardo?
Tome uma atitude simples: demonstrar apreço e reconhecer às pessoas tem poderes de cura.
O que você vai fazer diferente hoje?
Parabéns, linda reflexão.
Bjs, Fausto
Obrigada Fausto!
Parabéns, lindo texto.
Bjs, Fausto
Por trás de cada indivíduo existe uma estória. Importante ter a sensibilidade de ver e lidar com isso principalmente neste momento de tantas perdas. Meus sentimentos pela Emma. Lindo texto!
Sam muito obrigada
Linda reflexão! Parabéns pelo belo texto
Obrigada Katia! Beijos
Adorei o texto. Sinto falta, em muitas situações, de ser vista.
Já tive experiências frustrantes por conta disso com diversos tipos diferentes de empresas. Desde escolas dos filhos, companhias aéreas, planos de saúde e até fornecedores de materiais de construção, hoje nos tratam somente como clientes, e se esquecer do nosso lado humano. E nos sentimos como o cliente bom, o cliente que dá trabalho ou o cliente indesejado.
Fico feliz em ver vc colocar nesse seu artigo sua vivência e conhecimento a favor dos outros. Se conseguiu tocar um líder, já fez a diferença é impactou a vida de muitas pessoas. Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻
Sinto muito bela sua cachorrinha! Um abraço
Que lindo Maria seu texto e seu carinho.
Obrigada por compartilhar
Beijos
Ana
Muito legal e realista esse seu post. Ontem parei num posto de gasolina e havia uma fila gigantesca por causa do preço competitivo em relação a outros postos na vizinhança. Na espera da minha vez, havia um senhor de mais idade na minha frente e que estava demorando mais do que o normal. Outros carros atrás de mim começaram a businar feito loucos. Eu notei que o senhor tremia as mãos e estava nervoso. Saiu do carro e perguntei a ele se eu podia ajuda-lo em algo. Ele disse que a bomba estava com algum problema pois não aceitava o cartão dele. Ocorreu que nada havia de errado com a bomba, a base era nova e toda digital ( touch in) e ele estava tocando em um botão errado e tentando colocar a senha, quando na realidade a máquina não pede mais uma senha. Paciente e com um sorriso mostrei a ele como funcionava e ele respondeu : God bless you young lady! You safe my life, all the people behind wanted to kill me for making them waiting and I was just driving away without filling my tank“. Fiquei pensando – pois é, poderia ser eu ali me atrapalhando como já aconteceu com outras coisas que era desconhecido pra mim. Me senti feliz por ter ajudado ao invés de pre-julgado e ter ido com as “ marias” e businado para esse pobre senhor.
Sinto muito pela Emma.. ja passei por essa dor. Desejo que ela se recupere. Beijos mil parabéns pela mensagem👏
Oi Mirna. Obrigada por cada palavra e por compartilhar sua história