O caso sem precedentes de contaminação por HIV em transplantes no Rio de Janeiro expôs uma complexa rede de responsabilidades entre governos federal e estadual, levantando questões sobre a segurança do sistema nacional de transplantes.
O primeiro caso foi identificado em 10 de setembro, quando um paciente que recebeu um coração apresentou sintomas neurológicos e testou positivo para HIV. Posteriormente, outros casos foram descobertos, todos relacionados a transplantes realizados entre dezembro de 2023 e setembro de 2024
O Escândalo
Seis pacientes foram infectados com HIV após receberem órgãos de dois doadores diferentes, devido a falhas nos exames realizados pelo laboratório privado PCS Lab Saleme. O laboratório, contratado pela Fundação Saúde do Rio de Janeiro em dezembro de 2023, deliberadamente afrouxou o controle dos testes visando maior lucro.
O Sistema Nacional de Transplante é gerido e financiado pelo SUS
Embora o contrato com o laboratório tenha sido feito pelo governo estadual, o Sistema Nacional de Transplantes é majoritariamente financiado pelo SUS, que arca com 88% dos procedimentos no país. Este é considerado o maior programa público, de gestão do Governo Federal.
Agência Reuters tenta desacreditar postagens sobre o tema
Embora a agência de checagem Reuters, tenha se esforçado para rotular vídeos sobre o assunto como “falsos”, o próprio Governo Federal afirma em seu site que é o responsável, através do SUS, pela gestão dos transplantes no Brasil, financiando 88% dos procedimentos no país:
“O Sistema Nacional de Transplantes é garantido a toda a população por meio do SUS e é responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde.”
Os fatos são inegáveis: o próprio Governo Federal admite sua responsabilidade na gestão dos transplantes e no financiamento da maioria dos procedimentos.
Enquanto alguns veículos de mídia se esforçam para desacreditar informações e desviar o foco do público, os dados oficiais falam por si: é inegável quem realmente administra e sustenta o Sistema Nacional de Transplantes no país – O Governo Lula.