A palavra em inglês “networking” é muito usada no Brasil. Em termos gerais significa ampliar a rede de contatos. Mas pouco se fala de algo muito mais poderoso que networking. Para mim a palavra da vez é “connection”, em português “Conexão”. Você já parou para pensar no significado profundo disso?
Nessa nova fase de nossas vidas com distanciamento social, tenho refletido muito sobre o poder das conexões e gostaria de explorar esse tópico com você. O quanto o ser humano necessita de interações com significado.
Existe uma grande diferença em ter um network com 10 mil pessoas que não conseguem sequer lembrar de algo relevante sobre sua vida e conexões com 100 pessoas que são capazes de relatar experiências significativas ao seu lado.
A pergunta que você precisa responder honestamente é: Qual desses números você busca para sua vida? Qual a sua prioridade?
Abaixo relato um exemplo real do poder de nos conectarmos e interagirmos de forma significativa com pessoas.
Um dia eu e minha chefe estávamos discutindo idéias para um projeto quando um alto executivo da empresa em que trabalho passou e disse “Bom dia”.
Nós não ficamos simplesmente em uma resposta bem educada de “Bom dia”; começamos um diálogo com ele, compartilhamos nossas idéias e pedimos sugestões.
Depois de um bom tempo, desenvolvemos novas oportunidades e aprimoramos o que estávamos criando. Além disso, ele nos conectou com outros especialistas.
Lição 1 – As conexões são poderosas e criam um efeito cascata.
Depois do episódio minha chefe disse: “Tivemos tanta sorte que ele estava passando“! De fato, tivemos sorte. Mas fomos nós que ESCOLHEMOS e DECIDIMOS interagir com ele e ir além de um simples “Bom Dia”.
Reflita: quantas oportunidades tem passado pela sua vida e você tem perdido por não investir no poder das conexões?
Lição 2 – Oportunidades são como buscar ouro em uma mina. Você pode andar pela mina de ouro, mas para encontra-lo você precisa fazer um esforço de cavar fundo e investir tempo.
As pessoas estão passando pela sua vida cheia de histórias e experiências. Se formos mais dispostos e intencionais em nossas conexões, isso pode mudar completamente o rumo de nossas vidas.
Não se esqueça: é mais fácil encontrar ouro em lugares inexplorados.
Indo além da minha própria experiência, destaco um estudo feito há mais de 75 anos pela Universidade americana de Harvard sobre o poder dos relacionamentos e conexões sociais. É um dos estudos mais antigos de Harvard onde eles acompanham diferentes etapas da vida de mais de 700 pessoas que se graduaram.
O estudo mostrou que as pessoas mais felizes e saudáveis não eram as mais bem sucedidas financeiramente mas sim as que tinham bons relacionamentos e conexões sociais. Quer ser feliz e saudável? Amplie suas conexões sociais.
A natureza humana clama por conexões e interações com significado. Isso está no nosso DNA. Somos seres relacionais. No entanto, lembre-se! Conexão é uma escolha.
As pessoas estão prontas para compartilhar, dar e se doar. E você, está pronto para receber?
Adorei o artigo, excelente
Acredito que sempre temos o que aprender e/ou ensinar.
Excelente artigo!! Realmente a mais ouro em lugares inexplorados …👏👏
Wow Ana.. estou impactada com esse artigo com palavras simples e de tanta relevância. Parabéns!
Simplesmente a melhor forma já expressada sobre networking e conexão.
Networking você vai atrás de alcançar, e nesta caminhada os riscos de acertos e erros variam muito. Conexão é você saber o seu propósito e está preparado para quando as oportunidades aparecerem você abraçar e realizar algo maior que você.
Ana Flávia parabéns pela visão de vida e por ser alguém em constante crescimento.
Conexões são os promotores de prazer às nossas experiências.
Excelente artigo!
Excelente Artigo! “Conexão é uma escolha.
As pessoas estão prontas para compartilhar, dar e se doar. E você, está pronto para receber?”
Você relatou de uma forma bem clara sobre Conexão e Networking.
Sem dúvida boas conexões podem impactar muito positivamente a nossa vida em vários aspectos.
Ótimo artigo Ana, parabéns!!! Também acredito que as nossas conexões estão relacionadas diretamente com o networking. Abraço